sábado, 24 de julho de 2010

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


MEU IRMÃOZINHO ME ATRAPALHA

Eu tenho um irmãozinho que se chama Pedro. A gente chama ele de Pedrinho. Ele é bem bonitinho e eu gosto muito dele. Acho que eu gosto.
Antes que ele nascesse eu vivia chateando a minha mãe pra ela me arranjar um irmãozinho. Eu até andava pra trás, porque quando uma criança anda pra trás, é porque ela vai ganhar um irmãozinho. E fui eu que escolhi o nome dele: Pedro, que é o nome do meu melhor amigo. E no dia que ele nasceu, eu fui ao hospital visitar minha mãe e meu pai botou ele no meu colo! E ele era tão pequenininho! Eu até achei que eu tinha que tomar conta dele sempre! Mas às vezes, meu irmãozinho me atrapalha! Ele é muito pequeno e não sabe brincar das coisas que eu sei! E ele se mete nas minhas brincadeiras e atrapalha tudo! E a minha mãe fica me enchendo, que ela quer que eu leve ele pra todo lugar que eu vou: pra brincar na areia, pras festas de aniversário, pra ir ao shopping com meu pai.
Quando a gente sai na rua, todo mundo fica dizendo: "Que bonitinho!""Que engraçadinho!" Eu não acho graça nenhuma, que eu quero andar depressa e ele não sabe andar depressa... E se eu quero comprar alguma coisa a minha mãe diz:
_"Você já ganhou um presente hoje! Agora é a vez do Pedrinho!"
Antigamente, meu pai me contava uma história, antes de dormir. Mas agora, ele não quer fazer barulho, pro Pedrinho não acordar! Então ele me leva pra sala, pra contar histórias, e eu acabo dormindo no sofá!E os meus tios e os meus primos, quando eu chego na casa da vovó, só ficam brincando com o Pedrinho e não ligam mais pra mim...
E quando o Pedrinho fica doente? Todo mundo só quer saber dele, só manda eu ficar quieto, pra não acordar ele, e todo mundo traz presentes pra ele e esquece de me trazer presentes... Mas no outro dia eu estava um pouquinho doente. Aí minha mãe nem foi trabalhar pra ficar comigo e a minha tia passou o dia todo me agradando e meu pai me trouxe um monte de brinquedos.
É! Aquele dia foi bom! Também foi bom no outro dia, quando a vovó veio lá em casa, e todo mundo estava fazendo festa pro Pedrinho, e ela disse:
_"Eu quero é ver o Miguel! Que eu gosto muito do Miguel!"Aí minha avó me pegou no colo, me contou um monte de histórias e disse que eu já estava ficando muito grande e muito bonito!
Ela até falou que ela gostava de brincar comigo, porque eu sei brincar de uma porção de coisas, que o Pedrinho ainda não sabe. E quando meu amigo veio na minha casa e disse que não queria brincar com o Pedrinho que ele era chato, eu fiquei louco da vida e disse que meu irmão não era chato, nada! Só se fosse o irmão dele! Porque o Pedrinho é bem bacana!
Ele anda de um jeito diferente, e ele fala umas coisas engraçadas. Ele brinca comigo de carrinho e de pegador e a gente joga bola junto. E eu boto ele no carrinho de brinquedo e empurro pela casa toda, e ele ri muito e eu também. Está certo que às vezes criança pequena atrapalha. Mas também, às vezes, criança pequena é bem divertida! E sabe de uma coisa? Eu não acho que eu gosto dele.
Eu sei que eu gosto muito, muito mesmo do meu irmãozinho!
Autora: Ruth Rocha

ATIVIDADES


1- Este texto nos apresenta uma narração em 1ª pessoa, onde o personagem narra e faz parte da história. Que pronome usado no texto torna essa afirmação correta.

(A) eu     (B) ele      (C) ela     (D) vovó

2- O texto "Meu irmãozinho me atrapalha" é um texto.

(A) narrativo       (B) dissertativo          (C) informativo

3- Quem é o personagem principal deste texto?

(A) Pedrinho          (B) Miguel                (C) Papai
4-Na frase " E eu boto ele no carrinho de brinquedo" o verbo grifado pode ser substituída por.

(A) deixo             (B) empurro              (C) coloco


5- Na frase "Ele anda de um jeito diferente", o pronome ele se refere ao.

(A) Papai            (B) Miguel                (C) Pedrinho


6- A palavra "irmãozinho" está no grau.

(A) normal         (B) diminutivo           (C) aumentativo



7- A frase "Que eu gosto muito de Miguel!" é uma frase.

(A) Negativa      (B) interrogativa      (C) exclamativa

8- Encontre no texto o que se pede:

a) duas palavras com encontro vocálico.
_________________________________________________
b) duas palavras com encontro consonantal.
_________________________________________________

c) duas palavras com dígrafos separáveis
_________________________________________________

d) duas palavras com dígrafos inseparáveis.
_________________________________________________
9- Ilustre o texto






























sexta-feira, 23 de julho de 2010


A VIÚVA E SUAS CRIADAS

 
Uma viúva econômica e zelosa tinha duas empregadas.
As empregadas da viúva trabalhavam, trabalhavam e trabalhavam.
De manhã bem cedo tinham que pular da cama, pois sua velha patroa queria que começassem a trabalhar assim que o galo cantasse. As duas detestavam ter que levantar tão cedo, especialmente no inverno, e achavam que se o galo não acordasse a patroa tão cedo talvez pudessem
dormir mais um pouco. Por isso, pegaram o galo e torceram seu pescoço.
Mas não estavam preparadas para as conseqüências do que fizeram. Porque o resultado foi que a patroa, sem o despertador do galo, passou a acordar as criadas ainda mais cedo e punha as duas para trabalhar no meio da noite.
Moral: Muita esperteza nem sempre dá certo.
                                       
                                                   

 

ARMAZÉM DE TEXTOS

ARMAZÉM DE TEXTOS

ARMAZÉM DE TEXTOS

ARMAZÉM DE TEXTOS

ARMAZÉM DE TEXTOS

ARMAZÉM DE TEXTOS

quinta-feira, 22 de julho de 2010

CIÊNCIAS

CIÊNCIAS

CIENCIAS

CIENCIAS

CIENCIAS

CIENCIAS

CIENCIAS

CIENCIAS

CIENCIAS

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA