quarta-feira, 15 de julho de 2009

SUGESTÕES DE ATIVIDADES





USE E ABUSE.













texto 1 - OS PREGUIÇOSOS


1) COMPLETE O DIÁLOGO COM AS PONTUAÇÕES QUE ESTÃO FALTANDO:

Dois preguiçosos estão sentados, cada um na sua cadeira de balanço,sem vontade nem de balançar.Um deles diz:
Será que está chovendo? O outro:
Acho que está.
Será?
Não sei.
Vai lá fora ver.
Eu não. Vai você.
Eu não
Chama o cachorro.
Chama você
Tupi
O cachorro entra da rua e senta entre os dois preguiçosos.
E então?
O cachorro tá seco...
( Fonte: O Santinho.Luís Fernando Veríssimo)

1- O humor do texto acima está no fato:
(A) dos personagens serem preguiçosos e curiosos.
(B) de como os personagens descobriram que não estava chovendo.
(B) do nome do cachorro ser Tupi.
(D) de que os dois personagens falam pouco

2-Na frase “Será que está chovendo?” o ponto de interrogação indica:
(A) medo (B) curiosidade (C) preguiça (D) susto

3- Os substantivos “cachorro e cadeira” são respectivamente:
(A) coletivos, trissílabos e paroxítonos
(B) próprios, trissílabos e paroxítonos
(C) comuns, polissílabos e oxítonos
(D) comuns, trissílabos e paroxítonos

texto 2 - OS DOIS AMIGOS E O URSO

Iam os dois homens pela estrada quando um urso os atacou. Enquanto um deles caiu, o outro, em desabalada fuga, numa árvore subiu. O que ficou se fingiu de morto. O urso o cheirou, mexeu, virou, revirou, finalmente desistiu.
Depois que o urso sumiu, o outro, de volta, rindo, ao amigo perguntou:
_ Quando fuçou teu ouvido, o que o urso falou?
_Que nas horas de perigo, se conhece o falso amigo.
(La Fontaine. Fábulas. Tradução Ferreira Gular)

1- O urso não devorou um dos homens porque:
(A) não quis subir na árvore.
(B) não alcançou o homem.
(C) o homem se fingiu de morto.
(D) a árvore era muito alta.

2- Na frase “Em desabalada carreira” o autor quis dizer:
(A) uma fuga lenta e planejada para salvar o amigo.
(B) uma fuga rápida para salvar – se.
(C) mostrar sua rapidez ao urso.
(D) apostar com o amigo quem corre mais.

3-Os substantivos “urso,amigo e ouvido”são respectivamente:
(A) próprios, femininos e abstratos.
(B) próprios, masculinos e concretos.
(C) comuns, femininos e abstratos.
(D) comuns, masculinos e concretos

4- Que atitude você tomaria se lhe acontecesse fato semelhante?

____________________________________________________

____________________________________________________



texto 3 - AS ÁRVORES E O MACHADO

Um homem foi à floresta e pediu às árvores, para que estas lhe doassem um cabo para o seu machado novo. O conselho das árvores então concorda com o seu pedido, e lhe ofertam uma jovem árvore para este fim. E logo que o homem coloca o novo cabo no machado, começa furiosamente a usá-lo, e em pouco tempo, já havia derrubado com seus potentes golpes, as maiores e mais nobres árvores daquela floresta. Um velho Carvalho, observando a destruição à sua volta, comenta desolado com um Cedro seu vizinho: O primeiro passo significou a perdição de todas nós. Se tivéssemos respeitado os direitos daquela jovem árvore, também teríamos preservado os nossos, e poderíamos ficar de pé ainda por muitos anos.
Moral da História: Quem menospreza seu semelhante, não deve se surpreender se um dia lhe fizerem a mesma coisa.

1- O que o velho Carvalho quis dizer com “O primeiro passo significou a perdição de todas nós”.

___________________________________________________

texto 4 - ESTÁ A MAIOR CONFUSÃO!!! ENTÃO VAMOS LÁ:

laurinha era uma menina muito perguntadeira tudo ela queria saber um dia a avó cansada de responder às perguntas de laurinha chamou a MENINA laurinha quer ganhar um presente perguntou quero sim e o que é respondeu laurinha CURIOSA uma caixa de bombons de chocolates recheados com creme laurinha ficou com água na boca e quando e que eu vou ganhar perguntou para a avó e agora ou vai demorar muito a vovó balançou a cabeça e respondeu só vai ganhar depois que souber a resposta da seguinte pergunta qual é a maior boca do mundo

Reescreva – o organizando os parágrafos, pontuação e as letras maiúsculas e minúsculas corretamente.

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

ENQUANTO ISSO.......


Você parou para pensar! Um educador, precisa de pouco para construir: flores,cores e amores.

Flores para enfeitar os dias e a vida de seus alunos, dos amigos e a sua.

Cores para tornar a aprendizagem mais alegre, criativa e divertida. Esquecendo a rotina e as dores que a vida as vezes impõem.

Amores para ensinar e aprender como se fosse tarefa única e exclusiva dele tornar o mundo melhor. Nita Tavares

OS EXEMPLOS ARRASTAM



Naquele dia o Sol brilhou menos, os pássaros não cantaram com tanto ardor, nossa Bandeira perdeu o brilho, o Brasil calou – se. No dia 1º de maio de 2004, nossos corações bateram mais rápidos e nossas mãos se juntaram em uma única oração; que a verdade não venha nunca, que o destino não seja tão cruel, que a morte não tenha poder sobre a vida, que não nos tire mais uma alegria das manhãs de domingo. Que pena! Deus também precisava de mais anjos...

“Seja você quem for, seja qual for à posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”.
Ayrton Senna

segunda-feira, 13 de julho de 2009

"O MELHOR DE SER PROFESSOR É NUNCA DEIXAR DE SER ALUNO"
LER, LER, LER.....

SIMPLESMENTE LER
LER SEMPRE
LER MUITO
LER “QUASE” TUDO
LER COM OS OLHOS, OU OUVIDOS,
COM O TATO, PELOS POROS E DEMAIS SENTIDOS.
LER COM RAZÃO E SENSIBILIDADE.
LER DESEJOS, O TEMPO, O SOM DO SILÊNCIO E DO VENTO.
LER IMAGENS, PAISAGENS, VIAGENS.
LER VERDADES E MENTIRAS.
LER O FRACASSO, O SUCESSO, O ILEGÍVEL,O IMPENSÁVEL,
AS ENTRELINHAS.
LER NA ESCOLA, EM CASA, NO CAMPO, NA ESTRADA,
EM QUALQUER LUGAR.
LER A VIDA E A MORTE.
SABER SER LEITOR TENDO O DIREITO DE SABER LER.
LER SIMPLESMENTE LER.
Retirado do lindo blog da Sandra Barreto
http://sandra-barreto.blogspot.com